No transcurso de celebrações pela passagem de seus vinte e quatro anos (1991-2015) de fundação, a Sociedade Consular de Pernambuco já vivenciou ricos momentos de interação diplomático-consular, de ações sociais e culturais, de benfeitorias e de homenagens à várias personalidades, políticos, diplomatas e empresários. 

A Sociedade Consular de Pernambuco teve seu Estatuto reformado duas vezes: a primeira vez em 08 de novembro de 1999 e a segunda vez em 14 de maio de 2004. Seu corpo executivo é composto de 6 (seis) diretores. Na reforma última, teve seu quadro de diretoria estruturado da seguinte maneira: Um presidente, dois vice-presidentes, um Secretário-Geral, um tesoureiro e um diretor social. Toda a diretoria terá um mandato de 3 (três) anos. O Corpo Diretor da SCP poderá, igualmente, nomear, por meio de portaria, diretores adjuntos na condição de adidos consulares para o exercício de tais funções.

Atualmente, o Prof. Dr. Thales Castro, Cônsul A.H. da República de Malta, é o presidente da SCP. Foi eleito por unanimidade com eleição lavrada em ata em 30 de novembro de 2010 com sua posse ocorrida em 13 de dezembro do mesmo ano que contou com a presença do Decano do Corpo Consular do Brasil, com a presença de diplomatas brasileiros do Itamaraty, de autoridades além do Embaixador Fernando Martínez, atual Cônsul-Geral da Espanha em Rosário, Argentina.

A Sociedade Consular de Pernambuco já prestou homenagens e já recebeu homenagens várias vezes por Embaixadores brasileiros e estrangeiros além por vários órgãos representativos e parlamentares da esfera municipal, estadual e federal. Além disso, a SCP tem prestado relevantes serviços no processo de articulação e fortalecimento da rede consular de carreira e honorários em Pernambuco, revelando ser uma entidade que congrega e une diplomatas e cônsules em prol da defesa da paz, da solidariedade e da harmonia em sentido amplo.

A SCP também recomenda, mediante análise prévia e aprovação por votação, a concessão da Ordem do Mérito Consular (Pax Servertur Pacta Custodiantur) em diferentes graus para condecorar personalidades nacionais e estrangeiras.

Entre em contato conosco clicando aqui.

 

 

 Presidente da SCP, Thales Castro, em conversa com o Embaixador do Haiti no Brasil, Sr. Idalbert Pierre-Jean. Março de 2010.

 

Jantar festivo da SCP em 02 de setembro de 2011. Solenidade de outorga, pelo Grão-Mestre da Ordem do Mérito Consular, Cônsul-Geral Lamartine Hollanda, ao Cônsul-Geral Arionaldo de Sá (Romênia) e ao Dr. Eduardo Melo, contando também com a presença do Embaixador Isnard Penha Brasil, Chefe do Escritório do Itamaraty para o Nordeste (ERENE) e demais autoridades.

 Conferência realizada pelo Presidente da SCP na Câmara dos Deputados em Brasília em março de 2015 em evento patrocinado pela Fundação Konrad Adenauer e pela Delegação da União Europeia em Brasília.